Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Make: Etapas para a make perfeita!

Oi gente!

Toda quinta, falamos sobre make. Para quem está acompanhando nossas postagens, percebeu que antes de começar a fazer os tutoriais, estou falando sobre produtos que compõe a maquiagem. A dúvida master de muita gente é a ordem de passos para preparar toda a pele para a maquiagem. Hoje, a sua dúvida irá acabar!

Uma pele bem acabada e natural faz toda a diferença no resultado final de uma maquiagem. Assim como pode valorizar o rosto, a preparação da pele feita de forma errada pode estragar todo o visual e deixar tudo muito artificial.

O objetivo da preparação é uniformizar a pele, esconder manchas indesejadas, porém tudo isso deve ser feito de forma natural.

Não há uma regra quanto à ordem dos passos na preparação da pele. Algumas coisas não devem ser feitas em ordem diferente, mas algumas podem ser feitas na ordem que cada pessoa se adaptar melhor.

A ordem que eu costumo seguir é a que irei explicar hoje. Porém vale lembrar que não é obrigatório fazer todos os passos, tudo deve ser feito de acordo com a necessidade de cada um na hora da maquiagem. Combinado? Vamos lá:
LIMPAR

Uma pele limpa recebe melhor os produtos utilizados, por isso precisa limpar bem a pele!

Cada pessoa deve utilizar o produto de limpeza que mais se adequar ao seu tipo de pele. Porém, vale lembrar, que é importante utilizar um sabonete específico para o rosto, do contrário a limpeza feita com um produto feito para o corpo poderá agredir muito a pele do rosto.

TONIFICAR

Outro passo importante é a tonificação da pele. Novamente cada pessoa deve utilizar um tônico facial que se adapte com o seu tipo de pele. 

HIDRATAR

Este passo muita gente acredita que não seja importante, mas é o mais importante de todos. Mesmo as peles oleosas devem ser hidratadas antes da maquiagem, porém com um hidratante específico para peles oleosas. A hidratação antes da inicialização da maquiagem fará com que a pele fique com um viço melhor, além de que a maquiagem agredirá menos a pele. Uma pele ressecada, além de não receber bem a maquiagem, deixa evidente possíveis casquinhas e faz com que a maquiagem “craquele”. Então é ideal uma hidratação bem feita. O ideal, mesmo em peles secas, é evitar hidratantes faciais com excesso de óleo em sua composição, pois muitas vezes o óleo do hidratante, combinado com os demais itens de maquiagem podem comprometer o resultado final.

PROTETOR SOLAR

Caso a maquiagem que for usar não possua fator de proteção solar, o ideal é a utilização de um bom protetor solar facial no lugar do hidratante. Eu, particularmente, prefiro a utilização de um hidratante facial que possua fator de proteção. O importante é sempre utilizar protetor solar específico para a face!

PRIMER

O primer é um produto pré-maquiagem. Ele deve ser passado antes da base, do pó e do corretivo. O primer tem como finalidade uniformizar a textura da pele, diminuir a aparência dos poros dilatados e linhas de expressão. Este produto faz com que a maquiagem fixe melhor no rosto e por conseqüência faz com que a maquiagem dure mais.

Alguns primers tem como finalidade, além de uniformizar a pele, matificar – o que deve ser evitado em peles secas. Por isso, também é indicado buscar um primer que se encaixe em seu tipo de pele.

BASE OU CORRETIVO

O quesito ordem “base ou corretivo primeiro” gera bastante polêmica. Eu prefiro aplicar primeiro a base, pois já na aplicação deste produto, boa parte das imperfeições da pele são camufladas. Ou seja, com o uso da base primeiro evitamos excessos no uso do corretivo – que pelo menos em mim deixa a maquiagem da pele bem mais artificial.

Novamente vale lembrar que a base deve ser escolhida de acordo com a finalidade que a pessoa quer, como: cobertura alta, cobertura baixa, pele matificada, pele com viço, etc.

Após aplicar a base, o corretivo tem como finalidade esconder as manchinhas que a base não conseguiu cobrir sozinha. Sempre é bom evitar o excesso no uso de corretivo – principalmente nas olheiras – pois uma maquiagem muito pesada pode envelhecer e deixar uma aparência super artificial.

Quem preferir passar o corretivo antes da base não há problema algum, apenas um pouco mais de uso de corretivo.


O pó tem como objetivo finalizar toda a maquiagem, fixar tudo o que foi colocado em camadas na pele. Uma coisa curiosa é a polêmica sobre usar o pó antes ou depois do blush. Eu tenho a seguinte ordem para cada tipo de produto:

-Blush em creme: faço o raciocínio lógico de que creme espalha melhor com creme. Então após a base a aplicação de produtos em creme é mais fácil e o acabamento ficará melhor. Portanto aplico blushes em creme após a base e finalizo com pó.

-Blush em pó: por lógica, pó espalha melhor com pó. Então quando uso blushes em pó prefiro finalizar a pele com pó e só depois utilizar o blush. Quando aplico blush em pó após a base, há uma dificuldade maior em esfumar e uniformizar o produto nas maçãs do rosto. Muita gente prefere utilizar blush em pó depois da base, pois caso pese a mão, possa amenizar a coloração com a aplicação do pó. Porém nada impede de amenizar a coloração com pó mesmo após a finalização de pó + blush.

Nas postagens anteriores das quintas-feiras expliquei tudo sobre cada produto, como aplicar, texturas e afins, portanto quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, o ideal é a leitura de cada post.

E você, faz essa ordem da maquiagem do rosto ou prefere uma diferente para a sua pele?

Beijokas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário