Translate

sábado, 20 de julho de 2013

Viagem: Praia do Rosa/SC

Recordar é viver!

Quando morava em Sampa, eu e umas amigas optamos por passar a virada de ano na Praia do Rosa, em Santa Catarina. O lugar é paradisíaco! Lindo mesmo! Sem dúvida alguma, foi um revéillon marcante!
Considerada patrimônio da humanidade, a natureza se manifesta por todos os lados com uma enorme biodiversidade, baleias, pássaros, lagoas, montanhas, flores, ondas perfeitas e uma infinidade de atrativos estão presentes neste lugar abençoado. Com aproximadamente 3 km de extensão e com formato de meia-lua, a PRAIA DO ROSA esta cercada pela serra do Tabuleiro, em meio à mata atlântica, vegetação de restinga e lagoas tranquilas. Basicamente a Praia do Rosa se divide em três partes – Rosa Norte, Centro e Rosa Sul.
O canto norte da praia é o mais famoso e o mais agitado, frequentado geralmente por jovens é o lugar mais procurado pelos surfistas por normalmente ter as melhores condições de surfe, serviu de inspiração inclusive pra uma canção famosa do cantor gaúcho Armandinho – “... vou fugir pro rosa norte e te levar comigo...”

A parte central, no meio da praia está a Lagoa do meio, que possui água salgada e é bem tranquila, é a região mais calma do Rosa, muito frequentada em sua maioria por famílias e casais. Atrás dos morros existe ainda um conjunto de quatro lagoas, que também foram formadas por braços do mar, desligados por porções de terra.

O canto sul da praia é onde se localizam restaurantes, frequentada por apreciadores do mar e uma cervejinha gelada, também recebe os surfistas quando as condições de surfe não estão muito boas no canto norte. No Rosa Sul está localizada a principal e mais badalada casa noturna do Rosa.

A Praia do Rosa sem dúvida é um dos locais mais lindos do mundo, em reconhecimento a sua beleza, no ano de 2003 recebeu da ONG (organização não governamental, com sede em Paris) Word-Bays – “Club de las plus belles baies du monde” www.world-bays.com, o título de uma das 30 baías mais bonitas do mundo, este título que é uma espécie de selo de qualidade é de exclusividade da Praia do Rosa no território nacional. Foi considerada também, em outubro do mesmo ano, pela revista Próxima Viagem, uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.

+DICAS: 
-É possível ir de automóvel até o final das ruas que chegam próximo ao acesso à praia, porém na alta temporada a melhor opção é ir a pé e deixar o veiculo na pousada, pois o trânsito é intenso e as vias são estreitas.
-Existem muitas pousadas, espalhadas pelo Rosa, a infra-estrutura é muito boa, há diversas opções para diversos tipos de bolsos.
-Durante a alta temporada, principalmente na virada do ano aconselha-se fazer reservas antecipadas. 
-Durante o ano, o Rosa é bem tranquilo o contato com a natureza é intenso e o lugar proporciona um descanso maravilhoso, porém durante a temporada a busca pelo agito e badalação são os principais atrativos.
-Na alta temporada é muito comum a presença de Argentinos e Uruguaios, portanto treine o espanhol.
-Quando for à praia, devido à distância e o grande número de pessoas, evite deixar objetos de valor a vista dentro dos veículos.
-Vale muito a pena fazer caminhadas pelo Rosa, são diversas opções como o caminho do rei no Rosa Sul, que tem uma das mais belas vistas da praia.
-Para observação das baleias, a dica é contratar os serviços dos guias especializados, a visões proporcionam uma sensação inesquecível.
-Existem serviços chamados “whale watching”, que levam quem quiser ver as baleias bem de perto, em barcos especializados, vale muito à pena e não é tão caro.
- As baleias aparecem no período de junho a novembro, porém a melhor época de observação são os meses de agosto e setembro.
- No inverno outra boa opção é andar de cavalo, com passeio de aproximadamente 2 horas passando pelos morros e ao redor de lagoas. 
-A água é bem gelada.
-Pra quem gosta de pescar existem várias opções.
-O Rosa tem uma vizinhança muito qualificada, conheça as praias e atrações da região, como lagoas, cachoeiras e principalmente as praias como Ferrugem, Silveira, Garopaba, Ouvidor, Ibiraquera, Vermelha, Siriú entre outras, são bem próximas.
-Os adeptos do Wind Surf e Kite Surf marcam presença na lagoa de Ibiraquera, com águas limpas e muito vento, apresenta condições perfeitas para a prática dos esportes (já sediou inclusive a etapa mundial).

A cultura do Rosa é extremamente de conservação ao meio ambiente, então, quando estiver no Rosa cuide ao máximo de cada detalhe quanto a isso, preserve este lugar lindo. 

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário