Translate

sábado, 13 de julho de 2013

Viagem: Próximo destino - Curitiba

Recordar é viver!

Quando morava em Sampa, de vez em quando, eu e meu irmão pegávamos a mochila e pé na estrada! Um dos destinos, foi Curitiba, capital do Paraná!!! Nesta viagem, tivemos uma nova integrante, a querida Lisa! 
Curitiba é a capital mais frias do país e dotada de muito charme. Com médias térmicas de 10ºC durante o Inverno, pode ser considerada um pedaçinho da Europa no Brasil. De Março a Setembro, curitibanos e turistas aproveitam para curtir a cidade de maneira diferente.

A cidade é conhecida por ser inovadora, com boa qualidade de vida e isso desde início dos anos 70, quando foi colocado em marcha um novo plano urbanístico. Hoje ela é referência em transporte coletivo, preservação de áreas verdes, coleta seletiva e reciclagem de lixo. O BRT (bus rapid transport) é hoje referência para 76 cidades em todo o mundo, como um modelo simples e econômico para o transporte público.

A criação de parques lineares para preservação das margens dos rios e evitar a favelização da cidade dando um uso adequado ao espaço foi a alternativa escolhida por Curitiba desde os anos 70. Historicamente Curitiba não teve grande importância no nosso país, mas culturalmente a cidade é uma referência pela grande variedade de produção cultural. A Oficina de Música, o Festival de Curitiba, o grande número de teatros e espaços culturais e centros de criatividade são alguns dos exemplos do que caracteriza a cidade. Curitiba é conhecida como cidade multi-étnica, principalmente pela grande presença de imigrantes. Isso se reflete na gastronomia da cidade e no modo de vida do curitibano. A cidade é conhecida hoje como um dos grandes pólos de gastronomia do país, principalmente pela variedade de restaurantes e chefs premiados. 

Ficamos menos de 24h na cidade e conhecemos os pontos turísticos abaixo, visitados nesse passeio.

O passeio é privativo. Você mesmo pode conversar com o guia para visitar os pontos turísticos que mais lhe interessam. Pela manhã, o passeio tem início às 9hs e na parte da tarde às 14hs. Caso prefira outro horário, solicite na sua reserva. O passeio dura 4 horas e você poderá dar o ritmo da visita.

Pontos visitados:

- Visita panorâmica no Centro de Curitiba: Praça Santos Andrade (Teatro Guaíra e edifício histórico da UFPR), Praça Tiradentes, Catedral, Rua das Flores, Boca Maldita, Rua 24 Horas, Paço da Liberdade, Praça 19 de Dezembro, Passeio Público e Largo da Ordem.
- Museu Oscar Niemeyer (visita externa): apelidado de “Museu do Olho”, este museu impressiona por sua arquitetura moderna.


- Bosque do Papa: o memorial da imigração polonesa tem casas de troncos de araucária que foram construídas no final do século XIX e hoje servem de museu ao ar livre, anexo a um belo bosque (casas fecham às segundas-feiras).
- Ópera de Arame: o teatro de vidro e metal foi construído em uma antiga pedreira sobre um lago.
- Jardim Botânico: o belíssimo jardim e estufa é um dos cartões postais de Curitiba.

Além destes locais, dependendo do ritmo do passeio e interesse dos participantes, poderemos visitar um dos seguintes atrativos: Parque Tanguá (parque com belos jardins e cachoeira artificial), Bosque Alemão (trilha na mata nativa com a história de João e Maria), Parque Tingui (parque linear com réplica de uma igreja ucraniana) ou Unilivre (local de cursos sobre meio ambiente construído com material reciclado em uma antiga pedreira).

O povo é muuuito gentil e educado – bati papo em todas as filas hahaha. Sabe aquele clima de cidade pequena em plena capital? Sem contar a temperatura maravilhosa, super fresquinha. Fica a dica para quem quer viajar no final de semana para um local cool.

Temos leitoras curitibanas aí? Queremos mais dicas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário