Translate

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Gastroplastia: Excessos X Labirintite

Oi meninas!

Hoje vou falar de uma extravagância que cometi... É... Ninguém é perfeito e eu escorreguei!

Na verdade, como emagreci demais, vinha me alimentando muito bem, massss... Entre as refeições saudáveis, exagerei no chocolate! Nos últimos dias, vinha comendo quase que uma barra por dia. 
Não deu outra... Há uma semana, quando acordei, tudo girou! Virei de volta para a posição inicial e girou ainda mais... Me apavorei! Imagina, qualquer movimento e o mundo girar?! É a pior sensação do mundo!

A vertigem, um dos principais sintomas da labirintite, atinge 33% das pessoas em algum momento da vida. O que pouca gente sabe é que a doença pode ser resultado da má alimentação e até do estresse. 

Fui para o Pronto-Atendimento e o médico de plantão diagnosticou Labirintite!
Labirintite é uma doença que afeta a parte mais interna do órgão auditivo responsável pela audição e o equilíbrio, chamado de labirinto (daí vem o nome labirintite).

A manifestação clássica dessa doença é de crise vertiginosa, com sensação de estar tudo girando, podendo durar alguns segundos, minutos, horas e até mesmo dias. Nas crises mais intensas podem ocorrer náusea e vômitos, batimento cardíaco acelerado, transpiração abundante, palidez e etc.

Labirintite não combina com chocolate, café e refrigerantes! No meu caso, foi apenas o chocolate, uma vez que não tomo refrigerante e café quase nunca. No dia seguinte ao que fui à urgência, procurei o meu otorrino, Dr Niro Reis, e ele me explicou como funciona tudo.

A labirintite pode ser causada por infecções, medicações tóxicas ao ouvido, trauma craniano, entre outros. Porém, uma das causas mais frequentes é a labirintopatia disglicêmica, provocada pela ingestão de açúcar. O sal em excesso também se torna um perigo, já que aumenta a pressão dos vasos, o que dificulta o carreamento de nutrientes à parte interna do ouvido. Por isso, afastar-se de alimentos congelados e altamente processados, geralmente ricos em sal, salgadinhos de pacote e temperos prontos, sopas de pacote, é um dos ponto-chave no tratamento e prevenção de novas crises. Cheque rótulo de tudo, até dos suplementos esportivos que você faz uso.

Dr Niro solicitou exames específicos e de sangue e, pediu que não ingerisse café, chocolate, chá mate, chá preto e refrigerantes a base de cola, pois são altamente estimulantes ao labirinto, e devem ser evitados. Bebidas alcoólicas e o ato de fumar também são prejudiciais.

Alimentar-se de 3 em 3 horas, manter-se bem hidratado, trocar carboidratos refinados pelos integrais, diminuir consumo de doces e fast food, são dicas práticas para aqueles que querem se livrar do problema.

Pessoas que apresentam quadro repetitivo de labirintite devem procurar assistência médica para que o diagnóstico seja estabelecido, e o tratamento direcionada à causa do processo.

Hoje, após uma semana, estou medicada, mais ainda em crise. Portanto, 1 ano e 4 meses após a cirurgia, temos que cuidar e recuidar à atenção quanto a nossa alimentação. Qualquer deslize, e lá vem problemas!!!

Mais uma experiência que compartilho com vocês! Espero que tenham gostado.

Até a próxima! Beijokas =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário